segunda-feira, 11 de julho de 2011

Discutindo Geografia

    Caro leitor, 
    antes de começar - mos a discutir sobre a ciência Geográfica, acredito que é de extrema importância definir a mesma: Geografia é a ciência que estuda o meio ambiente e os impactos que o homem causa no mesmo. Claro que existem outras definições para está ciência, porém este é um dos conceitos mais simples que encontrei para definí-la.
    Quando fala-se em meio ambiente, as pessoas pensam rapidamente em uma área verde, com fauna e flora nativas daquela região. Mas ele não se reduz apenas a isso, pois quando falamos sobre este tema, devemos levar em consideração todo um ecossistema que também abrange as pequenas e grandes cidades, assim como todos os seres que residem ali, e sabendo também que o equilíbrio do mesmo depende de um frágil mecanismo de entrada e saída de energia que pode ser abalado pela ação do homem, como por exemplo, o desmatamento, que pode prejudicar o ciclo da água, provocando a erosão e lixiviação do solo, além de destruir o habitat da vegetação e dos animais típicos daquela região. Sem falar, caro leitor, que está prática devastadora pode provocar ou intensificar o processo de desertificação, que é muito comum no Nordeste Brasileiro.
    Este foi um breve discurso sobre o conceito geográfico e um tema que é extremamente fundamental para esta ciência, pois falar de meio ambiente sem levar em conta os conceitos geográficos, especificamente os princípios da geografia, (extensão, analogia, causalidade, atividade e conexão) poderá acarretar em um estudo que trará resultados insatisfatórios para qualquer um que queira sequir por este caminho. Atenciosamente,
    
    Elinaldo Medeiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário